Cronaca familiare

Tava pensando em fazer uma listados filmes da década de 60 esses tempos, mas sabia que antes tudo precisava de uma revisão desse filme do Zurlini. Lembro quando vi ano passado e tal, já achava obra-prima das grandes, mas alguma coisa ficou solta. Não sei dizer ao certo o que foi, só lembro que a primeira vista ele me parecia bem menos forte (o que não quer dizer inferior) em relação aos outros do cara. Depois que li umas associações com o Visconti então, me parecia tudo mais claro e que aquele era, (entre muitas aspas) um filme menor do Zurlini. Mas ontem revendo eu percebi o quanto eu estava errado: este é o filme mais trágico dele, desde o anúncio inicial a última cena são carregados por sentimentos de tragédia, os personagens fadados aquela vida que sabe lá quem escolheu para eles. Um autêntico filme de horror. Incrível toda a ideia santificada de familia que se faz e ainda assim ela nunca surge como algo completo no filme, incrivel os diálogos de Enrico com o irmão, em especial os quando ele já está no doente no hospital sobre Deus, a mãe, etc. E quando ele diz prefiro lembrar de você com saúde? Tudo sempre muito contido, as vezes pronto para explodir, mas nunca por completo, é por isso que a amargura parece o único caminho. E as comparações com Visconti não me parecem de todo injustas, mas eu diria que Zurlini controla muito melhor seus espetáculo, sempre filmando todos aqueles cenários grandiosos com desconforto.

É depois de ver um filme desses que, sem muita conversa, eu tenho certeza de que o Zurlini é o maior diretor que o cinema já viu. E que Mastroianni é o ator.

^-^

