Ken Russell (1927-2011)

Bom, como muitos devem saber, no último domingo Ken Russell morreu. Um dos melhores diretores saídos da Inglaterra e um dos mais influentes da british new wave, mesmo que ela em si não tenha tanto impacto, influenciou bastante o movimento punk. E Russell, sempre tão ligado ao meio musical, acabou meio que sendo o cara que melhor dialogou com essa geração. O curioso/macabro, é que desde meados de novembro o Ornitorrinco Cinéfilo tava preparando um especial sobre ele (já até tem um texto meu lá sobre Delírio de Amor), aí fui vendo alguns filmes dele e me surpreendi bastante. Nem digo que todos são bons, mas os que não chegam a ser são no mínimo instigantes e merecem ser vistos. Dentre eles, ha algumas obras-primas como Mulheres Apaixonadas e Lisztomania. Aí resolvi fazer esse resumo do que eu vi dele nos últimos dias:

O Filme de Debussy (The Debussy Film, 1965) ●●●●
Fica melhor se visto depois de boa parte da filmografia do diretor.

Mulheres Apaixonadas (Women in Love, 1969) ●●●●
Glenda Jackson no auge. Um romance bonito ao modo Russell de ser.

Delírio de Amor (The Music Lovers, 1970) ●●●●
Texto no Ornitorrinco Cinéfilo.

O Namoradinho (The Boy Friend, 1971) ●●●
Tem alguns dos melhores momentos da carreira do diretor. O problema é chegar até eles.

Os Demônios (The Devils 1971) ●●●●
Uma experiência que só o cinema poderia proporcionar mesmo.

Mahler, Uma Paixão Violenta (Mahler, 1974) ●●●
Direto e certo. É um bom filme, mas acaba se perdendo numa carreira tão rica.

Tommy (Tommy, 1975) ●●●●
See me, feel me, touch me, heal me. Nada mais a declarar.

Lisztomania (Lisztomania, 1975)
Russell nunca esteve tão próximo da geração punk. ●●●●●

Viagens Alucinantes (Altered States, 1980) ●●●
Os últimos 30 minutos mais parecem o vídeo de um karaokê.

Gothic (Gothic, 1986) ●●●
Mais interessate do que bom. Lord Byron mito.

^-^

